Real Time Big Data: Caiado tem 48% das intenções de voto e abre vantagem de 28 pontos sobre 2º colocado

Levantamento aponta crescimento nas intenções de voto do atual governador e indica possibilidade de vitória no 1º tuno; candidato à reeleição também lidera espontânea e cenários de 2º turno

Foto: Marcelo Santos

A Pesquisa Real Time Big Data, contratada pela TV Record, divulgada nesta quinta-feira (15/09), mostra que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) lidera a preferência do eleitor para a eleição do próximo dia 2 de outubro. Com 58% dos votos válidos, o levantamento confirma que o candidato à reeleição pode vencer a disputa já no 1º turno.  

Caiado cresceu mais 3 pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior e agora tem 48% das intenções de voto no cenário estimulado, contra 20% de Gustavo Mendanha (Patriota), o segundo colocado. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia oscilou um ponto para baixo na comparação com a última rodada, divulgada em 25 de agosto.

Em terceiro lugar, aparece o deputado federal Major Vitor Hugo (PL) com 10% da preferência do eleitorado, mesmo resultado registrado no último levantamento. Na sequência, em quarto lugar, está o candidato Wolmir Amado (PT), com 5% das intenções de voto, mesmo número de três semanas atrás. Cintia Dias (Psol), Edgar Diniz (Novo), Professor Pantaleão (UP) e Professora Helga (PCB) não pontuaram. Nulos e brancos ou eleitores que não opinaram somam 17%.

Considerando apenas os votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e os indecisos, Ronaldo Caiado tem 58% das intenções de voto. Distante 34 pontos porcentuais, Gustavo Mendanha marca 24%. Major Vitor Hugo, com 12%, e Wolmir Amado, com 6%, completam a lista. Para encerrar a disputa no 1º turno, um candidato precisa obter 50% dos votos válidos mais um.

No levantamento espontâneo, quando o eleitor declara o seu voto sem ter acesso a uma lista com os nomes dos candidatos, a pesquisa Real Time Big Data aponta que Caiado cresceu 7 pontos e agora tem 36% das intenções de voto. Gustavo Mendanha aparece com 11%. Major Vitor Hugo é o terceiro, com 5%; Wolmir Amado soma 2%.

2º Turno
Mesmo com cenário apontando encerramento da eleição já no 1º turno, a pesquisa Real Time Big Data simulou dois cenários de 2º turno. No primeiro, entre Ronaldo Caiado e Gustavo Mendanha, o governador venceria o pleito com 59% dos votos, contra 31% do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. No segundo, numa hipotética disputa entre Caiado e Vitor Hugo, novamente o candidato do União Brasil venceria com uma larga vantagem: 61% contra 24% do liberal.

A quarta rodada da pesquisa Real Time Big Data sobre a disputa eleitoral em Goiás ouviu 1,5 mil eleitores, por telefone, entre os dias 13 e 14 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TER) sob o nº GO-09920/2022.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas

5/recent/post-list