Gestão inovadora: esse é o legado de Placido Cunha

Durante os dois anos de gestão, Placido Cunha foi apontado como um dos melhores presidentes do Poder Legislativo Municipal, realizando diversas melhorias e inovações

Foto: Cleben Santos.

Conhecido como o vereador que resolve, homem articulado e de palavra, Placido reposicionou e investiu em melhorias nas áreas digitais, no acesso à informação e na estrutura interna da Casa, aproximando o cidadão dos processo Legislativo.

Atento ao árduo trabalho deu o pontapé inicial com um desejo significativo e primordial: que o cidadão valparaisense fizesse parte da história do legislativo municipal, e assim ocorreu com a implementação da TV Câmara de Valparaíso. Em tempos de pandemia, o canal implementado foi um marco para que os moradores pudessem acompanhar as sessões de casa ou do trabalho, em tempo real ou a qualquer hora. "Um projeto que não existia e, com vistas ao novo cenário de pandemia, tornou-se relevante", pontuou Placido.

Outro projeto significativo implantado foi o de acessibilidade, tanto no espaço físico que inclui a operação funcional do elevador, e banheiros mais modernos, confortáveis e adaptados aos deficientes, estendendo a proposta de acessibilidade para os meios digitais com as transmissões das sessões com janela de Libras.

Placido também ressaltou a importância da capacitação dos servidores e vereadores, elevando o nível de qualidade dos serviços prestados à comunidade e a melhoria do layout do site institucional da Casa, promovendo maior facilidade de acesso aos trabalhos dos parlamentares.

O mais recente investimento chegou com a implementação de um aplicativo para virtualização dos processos e demandas da Casa.

Com a ação, a Câmara de Valparaíso de Goiás e se tornou pioneira no Estado de Goiás a implantar a Câmara Virtual é referência para as demais Casas Legislativas da região do Entorno.

Com o aplicativo é possível realizar o registro de presença, gerenciamento das proposições, indicações e votações dos Projetos de Lei e tudo isso a partir de um clique, na palma da mão.

Segundo o presidente da Casa, Placido Cunha, além das facilidades e a oportunidade de proporcionar mais transparência, para os vereadores e servidores a inovação promoveu mais organização dos processos internos. "Fico orgulhoso em contribuir com o desenvolvimento do nosso município também por meio do processo virtual. Desde o início da nossa gestão nosso lema é trazer a Câmara para mais perto do cidadão e assim estamos fazendo", destacou.

O cidadão, por meio do App Câmara Virtual, passou a acompanhar as apresentações de Projetos de Lei, votações em tempo real e atuação de cada parlamentar.

Com a plataforma o parlamentar pode cadastrar o cidadão e as demandas que chegam ao gabinete, acompanhar as solicitações e atendimentos realizados por nome, bairro e tipo de atendimento, com maior controle, segurança e em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com base no Regimento Interno da Casa e Lei Orgânica do município.

Durante as sessões o parlamentar registra sua presença. A ferramenta também disponibiliza registro das votações nominais, gravação e armazenamento das sessões.

A ferramenta também trouxe mais facilidade para os servidores, com o processo de protocolo dos Projetos de Lei e indicações realizadas por cada vereador, já que os documentos passam a ser assinados eletronicamente, além dos Projetos de Lei registrados por áreas, sendo possível identificar o tempo da tramitação total e em cada setor ou comissão e a ocorrência de atrasados em cada divisão.

Diante de todos os avanços, Placido destaca que  uma boa relação de trabalho envolve confiança, respeito, autoconhecimento, inclusão e uma comunicação clara e aberta. "Quando se fala em gestão, todos esses pilares são importantes para que um líder inspirador construa seu legado", concluiu.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas

5/recent/post-list