Santa Terezinha de Goiás sedia mais uma etapa do Circuito das Cavalhadas

Com mais de 63 anos de tradição, evento cultural tem apoio do Governo de Goiás



Foto: Pedro Santos.

Com mais de 63 anos de tradição, o distrito de Cedrolina, em Santa Terezinha de Goiás, sedia nos dias 15 e 16 de julho mais uma etapa do Circuito das Cavalhadas 2023. A festa atrai milhares de turistas e admiradores da cultura popular com disputas entre cavaleiros em um amplo campo aberto, ao som da tradicional bandinha do município.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Goiás Social, investiu R$ 3 milhões no Circuito de Cavalhadas 2023 para garantir a realização das apresentações em todo o estado. O evento fortalece as tradições goianas, promove a divulgação das manifestações culturais dos municípios e impulsiona o turismo e a economia locais.

As Cavalhadas de Cedrolina são realizadas no Estádio Alexandre Pereira de Godoy e contam com a participação dos próprios moradores, que se tornam atores para encenar o evento. A comunidade se dedica para proporcionar uma experiência autêntica aos milhares de visitantes que chegam para prestigiar o espetáculo.

A encenação conta a história da batalha entre mouros e cristãos. O Rei Cristão oferece dinheiro e a mão de sua filha em casamento ao Rei Mouro, na esperança de evitar a guerra. No entanto, os mouros recusam a proposta de paz e desafiam o Rei Cristão. A partir deste momento, os cavaleiros saem da cidade em direção ao campo, empunhando lanças, espadas ou garruchas, simbolizando os combates sangrentos. Por fim, os cristãos conseguem capturar os mouros, que então recebem o batismo cristão.

Circuito das Cavalhadas
Em 2023, o Circuito das Cavalhadas reúne 15 municípios: Santa Cruz de Goiás, Pirenópolis, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, Crixás, Posse, Jaraguá, além de Niquelândia e Silvânia que também receberão investimentos e ações de forma a se preparem para o circuito do ano que vem.

Este ano foram transferidos R$ 3 milhões de recursos estaduais para estas cidades para contribuir com a realização das festas. A verba foi utilizada na aquisição de indumentária para os cavaleiros, acessórios dos festejos, entre outros custeios.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas

5/recent/post-list