Nova norma da ABNT impulsiona acessibilidade digital, um desafio para o Amazonas

Você sabia que menos de 3% dos sites brasileiros seguem padrões de acessibilidade? Para reverter esse cenário, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou a norma ABNT NBR 17225, que estabelece diretrizes para tornar websites mais acessíveis a pessoas com deficiência e outras necessidades específicas. O documento foi desenvolvido com a coordenação do Ceweb.br|NIC.br e apresentado nesta terça-feira (11) na sede do Google, em São Paulo.

Segundo Reinaldo Ferraz, gerente de projetos do Ceweb.br|NIC.br, a norma representa um marco para o país. "Ao reunir os mais atuais padrões mundiais para acessibilidade digital, nos coloca à frente de outros países no tema. Além disso, foi elaborada para ser de fácil implementação, permitindo que empresas e órgãos públicos adaptem seus sites com mais eficiência”, destaca.

Amazonas: um recorte da acessibilidade digital

No Amazonas, onde 26% da população possui algum tipo de deficiência, de acordo com o IBGE, a acessibilidade digital se torna ainda mais essencial para garantir inclusão e autonomia na navegação online. A nova norma da ABNT busca eliminar barreiras em sites e serviços digitais, promovendo maior equidade no acesso à informação.

Com 146 orientações, a ABNT NBR 17225 traz recomendações para interação por teclado, imagens, cores, formulários e outros aspectos cruciais. O conteúdo completo pode ser consultado gratuitamente no site da ABNT: em https://abnt.org.br/normalizacao/normas-publicadas/.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas

5/recent/post-list