Como os tons mais fortes pesam os ambientes, escolha deve ser bem pensada para que haja harmonização dos ambientes.
As cores das paredes cumprem um papel decorativo e podem fazer todo um ambiente mudar de cara como em um passe de mágica. A cores fortes e quentes têm sido a opção de muitas pessoas que desejam mudar radicamente – e com personalidade – algum cômodo da casa. Entretanto, o uso dessas cores requer cuidados, seja na sua aplicação ou na composição com os outros elementos decorativos, pois a harmonia nunca pode ser perdida de vista. Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas sobre como usar cores fortes nas paredes…
Quantas paredes?
Não é recomendável pintar todas as quatro paredes e o teto de um cômodo com uma cor forte, pois isso prejudica a iluminação, deixa o ambiente com sensação de ser menor e pode cansar as vistas. O ideal é a pintura de uma só parede, a de maior destaque do cômodo, para que ela harmonize com os outros elementos e não domine todo o espaço.
Como compor?
A parede pintada com uma cor forte é a de maior destaque no cômodo e, portanto, pode receber quadros, porta retratos e outros “penduricalhos”. Se você deseja chamar a atenção para algum objeto, deixe-o junto dessa parede, já que ele ficará em evidência. Só fique atento à combinação de cores. Uma parede vermelha com um quadro laranja pode deixar o ambiente “over” e a decoração de mau gosto. Preze pela harmonia entre os tons quentes e frios e os claros e escuros.
Parede colorida + papel de parede
A composição entre uma parede colorida e um papel de parede pode deixar o seu ambiente ainda mais ousado. Como já dissemos, a harmonia não pode ser esquecida. Portanto, o ideal é que junto à parede de cor forte, as outras três paredes ganhem um papel em cores neutras ou padrões pequenos. O tipo fica a seu critério: geométrico, floral ou de outro tipo. Como as paredes já serão os personagens principais, os móveis e objetos decorativos devem ser mais sóbrios e discretos.
Vários cômodos
Se você deseja usar várias cores, que tal pintar uma parede de cada um dos quartos e da sala, com cores fortes e diferentes entre si? Se você tem filhos, essa escolha pode ser divertida, pois cada um poderá escolher a cor que lhe representa.
Qual a sensação desejada por você?
A escolha das cores para as paredes não deve prezar apenas a estética, mas também o bem estar e o que aquela cor representa. As cores nos transmitem sensações, e é importante saber o que cada uma delas traz consigo. Por exemplo:
Vermelho é uma cor quente que traz calor e a alegria. Entretanto, ela pode pender tanto para uma sensação de energia positiva quanto negativa e pesada. A sua escolha deve ser bem consciente! Se quiser diminuir um pouco a carga do vermelho, o laranja pode ser uma opção, sendo que essa cor também estimula a energia e a criatividade.
Verde transmite paz e tranquilidade e é a cor relacionada à cura.
Azul é uma cor que inspira confiança, lealdade e fé. Também está relacionada à inteligência e aos processos mentais mais claros.
Amarelo traz a força e a alegria do sol, sendo capaz de despertar sensações de coragem e inspiração.